Câmara realiza nova reunião da Frente Parlamentar contra as Queimadas

Agentes do Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Metropolitana foram ouvidos nesta manhã (04)
Câmara realiza nova reunião da Frente Parlamentar contra as Queimadas

A preocupação com as queimadas na região de Ribeirão Preto tem provocado longas discussões sobre como vamos enfrentar os períodos de estiagem e colaborar com o meio ambiente.

O fato de o clima estar mais seco em 2021 e da estiagem ter castigado todo o estado de São Paulo favoreceu ao aumento de focos de incêndio, já que em um clima mais seco como esse o fogo se propaga com mais rapidez.

No sentido de debater soluções para esse problema, a Câmara Municipal realizou na manhã de hoje (04), mais uma reunião da Frente Parlamentar contra as queimadas, da qual participaram o presidente do Legislativo, Alessandro Maraca (MDB), os vereadores Duda Hidalgo (PT) e Marcos Papa (Cidadania), além de representantes do Poder Executivo, do Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Metropolitana.

"A intenção é entender quais as reais necessidades e também colher ideias para que Ribeirão Preto possa ter acima de tudo um plano municipal de combate a incêndio que envolva vários setores", afirmou o presidente Maraca.

Segundo informações da secretária Municipal de Meio Ambiente, Catherine D'Andrea, a pasta conta com apenas cinco servidores para fiscalizar denúncias de queimadas na cidade, e realiza atualmente estudos para viabilizar o reforço no efetivo. Em 2020 Ribeirão Preto teve mais de 300 focos de incêndio registrados, e aplicou apenas 15 multas. Em 2021 a aplicação de penalidades dobrou, mas ainda não é suficiente.

Para a vereadora Duda Hidalgo "falta efetivo para o combate às queimadas, faltam fiscais ambientais dentro do município, pois tivemos apenas 30 multas aplicadas neste ano e sabemos que grande parte são queimadas criminosas; além disso falta também modernização de monitoramento dos focos", afirmou a vereadora que fez questão de salientar que essa demanda é antiga na cidade "é um mal que não é de hoje e merece um cuidado especial porque estamos em uma pandemia de doença respiratória", completou.

O vereador Marcos Papa também frisou que 75% dos registros de incêndio urbano são criminosos, por isso é essencial a união dos poderes da cidade para que essa realidade seja modificada.

"Ribeirão Preto ainda não tem um protocolo integrado de combate a incêndios urbanos, por isso estamos reunindo forças para caminhar rumo a isso", disse.

A íntegra da reunião está disponível no canal do youtube da TV Câmara Ribeirão.

Texto: Marco Aurélio Tarlá (MTB 64.025/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)